PORQUE O SINAL DO WiFi SOFRE VARIAÇÕES
O roteador WiFi 2.4 GHz transmite o sinal da Internet por um canal, escolhido entre os 11 disponíveis.
Quando os roteadores dos seus vizinhos estão transmitindo no mesmo canal que o seu, um roteador prejudica o sinal do outro.
Por isso, o sinal de WiFi sofre variações durante o dia, embora o sinal que a Next Fiber entrega no seu roteador seja constante durante as 24 horas do dia.
Para medir a velocidade que a Next Fiber entrega em seu roteador, conecte um computador via cabo de rede ao seu roteador e utilize o Medidor da Anatel em:
https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/
Aqui está a explicação da Anatel

COMO VERIFICAR A INFLUÊNCIA DOS ROTEADORES DOS VIZINHOS
1) IDENTIFICANDO OS CANAIS
Para verificar a influência dos roteadores dos vizinhos, instale em seu celular o aplicativo WiFi Analyzer, da Olgor, grátis na Play Store da Google.
A figura abaixo é a tela do WiFi Analyzer. Cada curva representa um roteador. Meu roteador é o “Nicole”.

Os números da linha de baixo representam o canal no qual o roteador está transmitindo.
Portanto, a rede “Nicole” está no canal 6.
Veja que o canal 6 está congestionado, com vários roteadores no mesmo canal, e um atrapalha o outro.
Para melhorar meu sinal de WiFi, preciso trocar de canal.
2) ESCOLHENDO O CANAL
No desenho acima, vemos que nenhum roteador está transmitindo no canal 3. Por isso, esse é canal ideal no momento para nosso roteador operar.
3) MUDANDO DE CANAL
Para mudar de canal, instale no celular o aplicativo Flashbox, disponível na Play Store da Google. Esse aplicativo só funciona nos roteadores novos da Next Fiber.
Entre em “configurações avançadas”, escolha o canal que você identificou no WiFi Analyzer e mude para ele.
Caso não consiga utilizar o Flashman, contate o suporte da Next Fiber para mudar o canal.