Perguntas frequentes

Qual é a velocidade do Upload?


A mesma do Download, o que é um grande diferencial da Next Fiber em relação aos outros provedores. Nossos planos são simétricos.




O que acontece se eu atrasar o pagamento do boleto?


Entedemos que isso pode acontecer com qualquer um. Nesse caso você terá 15 dias para navegar sem alteração na sua conexão. Se o atraso for maior do que 15 dias, sua velocidade será reduzida. Assim que o banco informar o pagamento do boleto, o que ocorre no dia seguinte, o sistema automaticamente irá retornar à sua velocidade normal.




Os planos tem contrato de fidelidade?


Não temos contrato de fidelidade.




Que equipamentos serão instalados na minha casa/empresa?


Iremos instalar dois equipamentos, em regime de comodato, na sua casa. Ou seja, os equipamentos terão que ser devolvidos à Next Fiber ao final do contrato.

  1. Um modem óptico, que será ligado na fibra óptica que entrará em sua residência.
  2. Um roteador WiFi, que será configurado com o nome de rede e senha escolhido por você.




Perdi meu boleto. Como faço para emitir uma segunda via?


Através da nossa Central do Assinante você pode emitir uma segunda via dos seus boletos, entre outras funcionalidades.

A Central do Assinante pode ser acessada a partir da página principal do nosso site:




Quando a energia cair o que devo fazer?


Somente aguardar alguns minutos e os equipamentos irão restabelecer o sinal. O que você nunca deve fazer é apertar o botão de reset do roteador (esse botão fica na parte de trás do roteador WiFi), pois isso irá desconfigurar seu equipamento e para resolver isso será necessário uma visita técnica, o que poderá acarretar em um custo adicional para você.




Como faço para avaliar o desempenho da velocidade da minha conexão?


A Next Fiber nasceu como resposta para a falta de transparência e baixa qualidade dos serviços prestados pelas grandes operadoras de telecomunicações. Sabemos que somente com a confiança de nossos assinantes podemos continuar prestando serviços melhores em nossa área de atendimento. Por isso, vamos esclarecer alguns fatos sobre a questão da velocidade instantânea de conexão e o que a legislação garante ao consumidor. A velocidade nominal de sua internet é uma referência e nem sempre pode ser mantida. As regras da Anatel e a legislação vigente garantem 40% da velocidade nominal (contratada). Isso significa que para uma internet de 20 Mega, a garantia mínima é de 8 Mega, conforme a legislação, e é isso que as grandes operadoras oferecem.

A Next Fiber procura atingir o máximo possível de proximidade com a velocidade nominal, mas como não se trata de um link dedicado, a velocidade não atinge esse valor o tempo todo. Fatores como o tráfego geral na rede, compartilhamento dentro da residência, capacidade da placa de rede e a otimização do dispositivo utilizado na medição, estão sempre presentes e reduzem a velocidade. Reduções são normais, e somente são consideradas falhas quando estiverem muito abaixo da velocidade nominal. Essa é uma característica da tecnologia, e para link de internet doméstica não existe como ultrapassar essa limitação.

Portanto, ao contratar um link de internet, seja da Next Fiber ou de qualquer outra operadora, o usuário deve estar ciente desses fatos.
Para maiores detalhes, consulte o site da Anatel:
http://www.anatel.gov.br/consumidor/banda-larga/direitos/velocidade-de-conexao

Observações adicionais:

  1. Nossa velocidade deve ser medida com um computador ligado via cabo de rede diretamente ao roteador, sem nenhum outro dispositivo consumindo banda nesse momento. Medições realizadas através do WiFi não podem ser consideradas como parâmetro de desempenho por causa das perdas que ocorrem em toda transmissão sem fio.
  2. Se após executar os procedimentos descritos no item 1 acima, você ainda achar que a velocidade da sua conexão não está dentro dos parâmetros contratados, poderá solicitar uma visita técnica para avaliação do desempenho. Caso o técnico constate que a velocidade está de acordo com os padrões da Anatel a visita será cobrada.
  3. Para a contratação de um link dedicado em nossa região de atendimento, o custo gira em torno de R$ 20,00 a R$ 30,00 cada Mega. Isso resulta numa mensalidade entre R$ 400,00 e R$ 600,00 para um link dedicado de 20 Mega.




Qual é a diferença da Next Fiber para as outras operadoras?


Tecnologia:
A Next Fiber usa tecnologia de Fibra Óptica pura até o modem do assinante, o que garante máxima velocidade dentro dos padrões possíveis.
Não utilizamos cabos metálicos (coaxial ou UTP) em nossa rede de distribuição.
A Fibra Óptica não utiliza eletricidade após a geração do sinal em nossos servidores, e não é afetada por raios ou descargas na rede elétrica.
A Fibra Óptica não tem elementos metálicos, e portanto não sofre interferências pela variação da temperatura ou pela oxidação dos cabos.

Licenças:
A Next Fiber é uma empresa legalizada, possuindo as licenças:

  • Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para operação como provedora de internet.
  • Enel (AES Eletropaulo), para construir a rede de Fibra Óptica em seus postes.
Empresas que não possuem essas licenças estão sujeitas a corte dos fios e interdição de seus serviços sem aviso prévio.

Velocidade de upload:
Em todos os planos da Next Fiber a velocidade de upload é igual à velocidade de download, para o assinante transmitir seus vídeos, fotos, eventos ao vivo, etc.
Nas grandes operadoras, a velocidade de upload é cerca de 10% da velocidade de download.

Atendimento:
A Next Fiber dá atendimento personalizado aos assinantes.
Só fornecemos acesso a internet. Não forçamos a contratação de combos.
Nossos preços são claros e transparentes, fixos por um ano, e reajustados pela inflação após esse período.




Os planos da Next Fiber tem limite de Download ou Upload (franquia de dados)?


Não tem, você pode utilizar sua conexão para fazer Download ou Upload a vontade, sem limite de tráfego de dados.




Qual é o valor de serviços adicionais?


- Taxa de instalação = R$ 180,00 (isenta durante período promocional) - Reinstalação por mudança de endereço = R$ 60,00
- Visita técnica e reconfiguração de equipamento = R$ 30,00





© 2020 by Next Fiber Internet Para Todos Ltda.