PORQUE O SINAL DO WiFi SOFRE VARIAÇÕES

 

O roteador WiFi 2.4 GHz transmite o sinal da Internet por um canal, escolhido entre os 11 disponíveis.

 

Quando os roteadores dos seus vizinhos estão transmitindo no mesmo canal que o seu, um roteador prejudica o sinal do outro. 

 

Por isso, o sinal de WiFi sofre variações durante o dia, embora o sinal que a Next Fiber entrega no seu roteador seja constante durante as 24 horas do dia. 

 

Para medir a velocidade que a Next Fiber entrega em seu roteador, conecte um computador via cabo de rede ao seu roteador e utilize o Medidor da Anatel em:

https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/

 

Aqui está a explicação da Anatel

COMO VERIFICAR A INFLUÊNCIA DOS ROTEADORES DOS VIZINHOS

1) IDENTIFICANDO OS CANAIS

 

Para verificar a influência dos roteadores dos vizinhos, instale em seu celular o aplicativo WiFi Analyzer, da Olgor, grátis na Play Store da Google.

 

A figura abaixo é a tela do WiFi Analyzer. Cada curva representa um roteador. Meu roteador é o “Nicole”.  

Os números da linha de baixo representam o canal no qual o roteador está transmitindo.

Portanto, a rede “Nicole” está no canal 6.

 

Veja que o canal 6 está congestionado, com vários roteadores no mesmo canal, e um atrapalha o outro.

 

Para melhorar meu sinal de WiFi, preciso trocar de canal.

 

2) ESCOLHENDO O CANAL

 

No desenho acima, vemos que nenhum roteador está transmitindo no canal 3. Por isso, esse é canal ideal no momento para nosso roteador operar.

3) MUDANDO DE CANAL

 

Para mudar de canal, instale no celular o aplicativo Flashbox, disponível na Play Store da Google. Esse aplicativo só funciona nos roteadores novos da Next Fiber.

 

Entre em “configurações avançadas”, escolha o canal que você identificou no WiFi Analyzer e mude para ele.

 

Caso não consiga utilizar o Flashman, contate o suporte da Next Fiber para mudar o canal.

© 2020 by Next Fiber Internet Para Todos Ltda.